31-03---Dia-da-Saúde-e-Nutrição

Dia da Saúde e Nutrição

Hoje é dia da Saúde e Nutrição. Um dia único e cheio de significado, para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Já sabemos há algum tempo que possuir uma boa alimentação é mais do que satisfazer a fome. Uma alimentação saudável deve possuir os nutrientes necessários para um bom funcionamento do corpo humano.

Por isso, é necessário investir no consumo de alimentos naturais e frescos, evitar os processados e implementar atividades físicas regulares na nossa rotina, gerando como consequência disso tudo o aumento da qualidade de vida.

Que possamos ser sempre melhores e mais saudáveis. Feliz dia da Saúde e Nutrição!

30-03--Lactose

Vamos entender sobre lactose! O que é?

A lactose é a responsável por aquele gostinho levemente adocicado da bebida, sendo um tipo de açúcar exclusivo dos leites.

Quando tomamos um copo de leite ou comemos um dos seus derivados (o queijo, por exemplo), essa molécula se transforma em energia para abastecer nossas células. Só que, para ser devidamente aproveitada, a lactose precisa ser quebrada em outras duas partículas menores: a galactose e a glicose.

Por trás desse processo está uma enzima, a lactase, e tudo isso acontece no intestino. A intolerância a lactose surge da incapacidade parcial ou total de digerir esse açúcar.

26-03---Alimentos-ultraprocessados-e-seus-riscos

Alimentos ultraprocessados e seus riscos

Em todo o mundo as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) tem aumentado por conta de alimentações inadequadas, entre estas estão obesidade, diabetes, hipertensão e outras. Isso por conta do enfraquecimento dos tradicionais padrões alimentares e pelo consumo exagerado de alimentos ultraprocessados.

Alimentos ultraprocessados são pobres em micronutrientes (vitaminas, sais minerais, água e fibras), o que impacta negativamente auxiliando no desenvolvimento das DCNTs, portanto, não seria exagero dizer que nem mesmo podemos considerá-los como alimentos.

Mas, o que fazer para proteger as crianças dos ultraprocessados?

Por primeiro, sempre explique sobre os malefícios destes alimentos à saúde, reforçando a necessidade de crescimento saudável, para desenvolvimento correto, a fim de não possuir nenhum problema futuro ocasionado por falta de nutrientes, vitaminas e outors.

Por segundo, evitar que a criança fique muito tempo exposta à programas de TV, principalmente pela veiculação de publicidade de alimentos destinados ao público infantil. Substitua por atividades físicas ao seu favor, evitando DCNTs.

Por final e o mais importante de todos: dê bons exemplos. A criança aprende muito mais seguindo o exemplo que os pais dão do que com o que eles falam. Obtenha bons hábitos alimentares, reflita sobre aquisições de alimentos ultraprocessados e ao ir às compras faça as seguintes perguntas para definir o que deve ou não fazer parte da alimentação:

Este alimento trará algum benefício a minha saúde e à saúde de meu filho?
Este produto é natural ou trata-se de um ultraprocessado?
Este produto pode prejudicar de alguma forma minha saúde e a do meu filho?

24-03---Transtornos-Alimentares,-você-já-ouviu-falar

Transtornos Alimentares, você já ouviu falar?

Os transtornos alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, obesidade ou outros problemas físicos. Alguns tipos mais comuns de transtornos são: anorexia, bulimia, transtorno do comer compulsivo e obesidade.

São associados principalmente aos aspectos sócio-culturais, possuindo relações também com fatores biológicos, psicológicos e familiares. Por serem quadros complexos, exigem um tratamento feito por profissionais, sendo eles psicólogo, nutricionista, médico, endocrinologista e médico psiquiatra.

É importante destacar que nem todos os transtornos são tratados de maneira igual, sendo assim, a escolha do profissional vai de acordo com seu tipo de transtorno e o fator que ocasiona o mesmo.

21-03---Dia-Internacional-da-Síndrome-de-Down

Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje é um dia muito especial dessas pessoas que carregam todo o amor e a pureza do mundo com elas, nos fazendo enxergar o mundo de uma maneira diferente.

Entendemos que existe uma luta diária para que essas pessoas vivam plenamente e ganhem seu lugar na sociedade, sendo parte de nossa missão incluí-las com os demais em todas as esferas sociais, principalmente nas escolas (onde tudo começa) e assim também em todas as etapas da vida.

Nós lutamos sempre a favor dessas pessoas maravilhosas. Feliz dia Internacional da Síndrome de Down!

20-03---Como-incentivar-uma-alimentação-saudável-para-crianças

Como incentivar uma alimentação saudável para crianças

Quem convive com crianças por perto entende que qualquer alimento que um adulto consome não passa despercebido pelos pequenos, e por isso os hábitos de pessoas mais velhas possuem tanta influência na maneira em como as crianças desenvolvem o paladar.

Assim como os adultos, as crianças também precisam de uma alimentação saudável e com variedades de alimentos, a qual devem aprender desde pequenas. Portanto as escolhas dos adultos são as principais referências para incentivar a alimentação equilibrada dos pequenos desde cedo. Seguem algumas dicas que possam auxiliar nisso:

  1. Ao realizar refeições, explicar a importância de cada alimento de uma forma interessante e legal para os pequenos.
  2. Convidar as crianças para participar do preparo de alimentos e criar novas receitas incluindo ingredientes que elas gostam.
  3. Montar os pratos e as lancheiras garantindo a combinação dos 3 macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras. Incluir também vegetais, frutas, carnes, ovos, grãos.
  4. Estimular o paladar com o sabor natural dos alimentos. Se for necessário adoçar, usar frutas secas ou mel desde que não tenham nenhum tipo de doença metabólica como diabetes ou obesidade.
  5. Determinar a distribuição correta das refeições ao longo do dia, equilibrando o apetite e evitando exageros.
  6. Ficar atento aos ingredientes dos alimentos embalados, boas opções de lanches são chips de vegetais e grãos assados, frutas desidratadas, frutas picadas, entre outros.
18-03---Obesidade-infântil

Obesidade infântil

A obesidade tem sido um grande motivo de preocupação nesses últimos tempos por ser o problema que mais prevalece entre as crianças de todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 41 milhões de pequenos com menos de 5 anos estão acima do peso, número que envolve tanto países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento.

O certo é controlar a alimentação da criança desde pequena, já que mesmo sendo novos podem surgir doenças logo nessa fase por conta da obesidade, como: colesterol alto, hipertensão, diabetes, problemas osteoarticulares, sem falar no impacto na autoestima e na qualidade de vida. Quanto antes interferir mais chances de manter o peso ideal no futuro.

O tratamento para a obesidade infantil é um tanto quanto difícil, comer menos e gastar mais energia exige dedicação e determinação, caso contrários as chances de recuperar o peso perdido ou gerar um transtorno alimentar é grande.

Recomendamos as mudanças alimentares e físicas no estilo de vida com o auxilio da participação ativa dos pais, os quais devem ser bons modelos, influenciar a fazer exercícios, facilitar o acesso a alimentos saudáveis e limitar o tempo de TV. Pesquisas apontam que, quanto maior o número de refeições em família, menor a probabilidade de a obesidade ganhar terreno, isso vale desde as primeiras papinhas.

15-03---Dia-da-Escola

Dia da Escola

Hoje comemoramos um dia especial de um local que nos ensina e nos da várias oportunidades, desde aprender a socializar, adquirir novos conhecimentos e até mesmo errar.

Gostamos dessa data pois relembramos do papel que ela tem no desenvolvimento de cada um e também no papel em nossas vidas. E, por mais estranho que pareça, hoje somos melhores pessoas porque aprendemos a aprender.

Feliz dia da Escola!

13-03---Intolerância-alimentar

Intolerância alimentar

A intolerância alimentar ocorre quando o organismo não gera enzimas suficientes para absorver os açúcares de alguns alimentos que ingerimos. Diferente da alergia alimentar, que reage ao alimento como um invasor acionando o sistema imunológico, o que não ocorre com a intolerância alimentar. Ela gera sintomas bem desconfortáveis como cólicas, enxaqueca, urticária, eczema, tontura, náuseas, aftas, prisão de ventre, arritmia cardíaca, conjuntivite, obesidade, fadiga, inchaço pelo corpo, dores abdominais, psoríase, acne, diarreia entre outras. Normalmente as principais substâncias que provocam intolerância nas pessoas são a lactose, o glúten, crustáceos, chocolate e alimentos com conservantes e corantes em geral. Para evita-la é necessário que haja um remanejamento dos hábitos alimentares para que assim diminua a incidência dos desconfortos provocados por ela.

1103---Importância-de-comer-nos-horários-certos

Importância de comer nos horários certos

Por conta do estilo de vida que levamos, um dos maiores desafios hoje em dia é conseguir manter uma alimentação saudável, e saber a hora certa de comer é fundamental.

Nosso organismo funciona como um verdadeiro relógio, devendo ser respeitado para que nossa saúde se mantenha em dia. Com isso podemos ter alguns bons resultados como a sensação de saciedade maior, manutenção e perda de peso, melhor reação do corpo e evitando as desordens no organismo.

Um bom intervalo para as alimentações é o de 3 em 3 horas, sendo recomendado por especialistas no assunto fazer de cinco a seis refeições durante o dia, divididas em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Seguindo este cronograma, os intervalos dentro deste programa alimentar podem variar de 2 a 4 horas, sendo que o que vai determiná-lo é a quantidade de comida ingerida em cada uma destas refeições.